quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Diabo, provavelmente...

Quem tenta explicar os diversos movimentos da história, os surtos de peste e guerra, os avanços e recuos de povos, deparar-se-á com dificuldades excruciantes caso resolva ir um pouco mais além da frieza dos factos e datas. Há uma outra força que surge de forma irruptiva na história: a da estupidez -, e para essa essa não existe explicação nem análise plausível. Como assim? Em determinados períodos, aglomerados maiores ou menores de pessoas resolvem-se pela estupidez, pelo conformismo, pelo acriticismo. É essa força obscura que hoje irrompe no meio empresarial, onde
a falta de ética, a agressividade, a falta de escrúpulos, são não apenas aceitáveis mas incentivadas.
O Newspeak empresarial banha-se de novos conceitos, transplantando-os para a esfera pública e particular: a cultura do objectivo, a pró-actividade, o "brainstroming", o a crença estapafurdia no potencial ilimitado do indivíduo ( que na verdade não é mais do que uma crença em algo indefinível revestido de um perfume de religiosidade).
A política e os seus fenómenos excludentes já não surge em asserções assumidas, mas na frieza de um regulamento, na inquestionabilidade de uma ordem.
Mais do que tudo, é necessário que a nova esquerda renove o seu discurso político. A retórica tradicional sindicalista deve-se focar no que acontece dentro da empresa, sob pena de criar uma sociedade bicéfala: a do estado (teórica) e a sociedade real, onde vigora a selvagaria.

1 comentário:

  1. Que bom que por aí haja esquerda, por que por aqui se discute se ela existe com certeza.

    ResponderEliminar